Aracaju GLSAracaju GLS photo01photo02photo03photo04photo05
Home
Cidade de Aracaju
Continuum Lesbicum
Curiosidades
Direitos Sexuais
Ele me Contou...
Contatos
Espaços GLS
História
Links GLS
Maceió/ Salvador
Mural GLS
Nossos Direitos
Nossa Língua
Assine o Guestbook
Veja o Guestbook
Chat


História

História do Movimento Homossexual

O Movimento em Defesa dos Direitos dos Homossexuais surgiu na Europa, de forma bastante tímida, em fins do século passado, tendo como principal bandeira a descriminalização da homossexualidade e o reconhecimento dos direitos civis dos homossexuais.

Somente após a Segunda Guerra Mundial o Movimento começa a se estruturar na Europa e Estados Unidos.
Por falar em Segunda Guerra Mundial, um dos símbolos do Movimento a nível internacional é o TRIÂNGULO ROSA, utilizado pelos nazistas para marcar os homossexuais.

O principal marco simbólico para o moderno Movimento Homossexual Internacional, no entanto, é o dia 28 de junho de 1969, conhecido como Dia Internacional do Orgulho Gay/Lésbico, devido à rebelião de Stonewall.

NO BRASIL
No Brasil, em 1978, é fundado o jornal O Lampião, principal veículo de comunicação da sociedade homossexual. Em 1979 surge, em São Paulo, o primeiro grupo de homossexuais organizados: o Somos. Depois vieram o Somos/RJ, Atobá e Triângulo Rosa no Rio, Grupo Gay da Bahia, DIALOGAY DE SERGIPE, Um Outro Olhar de São Paulo, Grupo Dignidade de Curitiba, Grupo Gay do Amazonas, Grupo Lésbico da Bahia, Nuances de Porto Alegre, Grupo Arco-Íris do Rio, entre outros, sendo que, atualmente, existem aproximadamente 70 grupos espalhados por todo o Brasil.
Entre os eventos realizados em nosso país podemos citar, por exemplo, em junho de 1995, a 17a Conferência Mundial da ILGA (International Lesbian and Gay Association), aqui no Rio de Janeiro.
Todos os anos é organizado o EBGLT (Encontro Brasileiro de Gays, Lésbicas e Travestis), além de encontros estaduais e eventos organizados pelos grupos de diversas cidades.
Mas a gente estava falando em mudanças, portanto vamos voltar a elas.
Se a sua orientação sexual é homossexual (ou bissexual, transexual, pan, ou seja lá o que for), você precisa saber que sua opção...

NÃO É DOENÇA, pois desde 1985 o Conselho Federal de Medicina passou a desconsiderar o artigo 302.0 da Classificação Internacional de Doenças (onde constava a homossexualidade como tal) e a própria OMS (Organização Mundial de Saúde), em 1991, desconsiderou a homossexualidade como doença.

NÃO É ILEGAL, pois não há citação, na legislação brasileira, contra a homossexualidade (exceto alguns regimentos internos das Forças Armadas). Ao contrário, ilegal é a discriminação, pois segundo nossa Constituição, somos todos iguais. Além disso, há 73 Leis Orgânicas de Municípios (inclusive a do Rio) e 3 Constituições Estaduais que proíbem a discriminação por orientação sexual.